Livro da semana : Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler

quinta-feira, março 19, 2015


Há tempos, estava com vontade de ler Vinte Garotos no Verão, por ter amado a capa e achado a sinopse interessante e conflituosa, porém o livro não atendeu às minhas expectativas e acabou tornando-se uma daquelas leituras fracas e desnecessárias.

A obra é narrada em primeira pessoa por Anna, uma adolescente que possui uma ligação muito forte com seus vizinhos, os jovens irmãos, Matt e Frankie. Eles cresceram juntos e formavam um trio de melhores amigos inseparáveis. Essa bela e promissora amizade é dolorosamente interrompida, quando Matt morre de forma inesperada.

Agora, as meninas têm que conviver diariamente com a dor da ausência do melhor amigo. Anna sempre foi apaixonada por Matt e pouco antes do incidente ocorrer, eles se envolveram amorosamente e passaram a se encontrar escondidos todos os dias. Ele queria manter o envolvimento dos dois em segredo, tinha medo da irmã estranhar, queria conversar com ela antes, de forma calma e tranquila. Por isso, o garoto propõe à amada que "namorem" escondido, e a promete contar à Frankie sobre o relacionamento dos dois, quando estivesse em sua viagem anual de família à praia de Zanzibar.

Porém, o garoto morre antes de viajar e o segredo não é revelado. Anna decide não contar à melhor amiga sobre o relacionamento secreto que tivera com seu irmão, e isso passa a se tornar o grande dilema do livro, ela sente-se mal por esconder algo tão importante e significativo de Frankie, mas continua escondendo em virtude do pedido de Matt. 

Um ano depois, Anna é convidada por sua vizinha à ir com ela em sua viagem anual de família, e apesar disso suscitar muitas lembranças tristes, ela acaba aceitando, pois vê uma oportunidade para superar a tragédia e recomeçar. As duas fazem diversos planos mirabolantes, e um deles é conhecer 20 garotos nessas férias, onde supostamente conheceriam um por dia. A partir daí, a história se desenvolve e podemos acompanhar como a família, Anna e Frankie lidam com a falta de Matt, e como os planos loucos das meninas são colocados em prática.

Esperava mais dessa leitura, queria que o livro tivesse me envolvido e me emocionado com a temática da perda, mas não consegui ficar imersa nas palavras de Sarah Ockler. Ela trata o tema de forma superficial, como leitora fiquei esperando aquele algo a mais, mas ele nunca veio. Os personagens me irritaram bastante, cada um mais chato que o outro, aquele tipo que faz drama onde não existe. Não consigo me decidir quem me irritou mais, a Anna ou a Frankie.  Por outro lado, a leitura é fluida e fácil, rapidamente e sem nenhuma dificuldade consegue-se finalizar o livro. 



E você ? O que achou da resenha ?  E, se tiver lido 'Vinte Garotos no Verão', o que achou da leitura ? Concorda comigo ou não ? Quero saber sua opinião, por favor deixe-a nos comentários. Beijos e até o próximo post!

You Might Also Like

33 comentários

  1. Oi Gabi,
    por um lado pode até parecer interessante, pela morte do menino, o segredo que Anna guarda da melhor amiga.. Mas, eu não sou muito fã de clichês sabe?! E esse me parece um daqueles beeeem enjoativos.
    É realmente muito chato quando nos decepcionamos com algo.
    Beijinhos.

    www.pantufa-rosa.blogspot.com venha nos visitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bia! Apesar da leitura ser fácil o livro acaba caindo na mesmice :( bjkss

      Excluir
  2. Realmente parece ser um livro enjoadinho, é ruim quando esperamos muito do livro e nos decepcionamos. Sou mt de ir pelo título, se o título me emociona logo quero ler e esse não foi um desses. Meio bobo querer compensar a falta de um garoto conhecendo outros vinte hahaha....emfin, acho que deu pra entender o que eu quis dizer hhahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei mt decepcionada, pois vi muitas resenhas positivas por aí, por isso resolvi dar uma chance, porém foi puro desperdício de tempo. :x Estou enjoada da Anna e da Frankie até agora hahah! bjjj

      Excluir
  3. Que livro chato ein! resenha muito boa ^^

    http://modaecajuoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tambem gostei da capa, mas esse não é muito o meu genero, essa é a primeira vez que leio algo sobre esse livro, e a minha impressão não foi muito boa, então nem irei tentar le-lo.
    Bjs :)
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda, mas o conteúdo deixa a desejar :( beeijo ;*

      Excluir
  5. Que capa linda *00*
    O Livro até parece ser bom, mas se ela trata de modo superficial e tals eu dispenso a leitura, haha.
    Ótima resenha, parabéns :)

    ResponderExcluir
  6. Uma pena quando nos deparamos com uma obra e acabamos por nos decepcionar... Mas ao mesmo tempo é bom isso...
    Parabéns pela resenha e pelo trabalho :D

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Para ser bem sincera, o livro nunca chamou minha atenção, nem capa nem sinopse. Quanto a criar expectativas, prefiro criar porcos... Não posso discorrer muito, pois não sei como a perda foi tratada...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já comprei muitos livros assim: a capa com uma arte inigualável mas com conteúdo que não faz jus...
    Com o tempo a gente vai pegando o jeito...
    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  9. Pelo que eu vi da capa e da Sinopse oficial parecia ser tão bom o livro, eu também ia achar que o livro era maravilhoso.
    É uma pena mas a historia contada por você não tem nada dessa sinopse maravilhosa, que desperta a curiosidade, pensei que tivesse mais suspense e mistério.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, a capa é realmente bonita, nunca tinha lido a sinopse, mas o jeito que tu contou a história me deixou com vontade de ler, quer dizer, antes de ler as críticas finais D: ... porquê a escritora não desenvolveu melhor um enredo tão legal? =/ bjs
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Oi, realmente a capa é linda, pela história do livro eu ficaria empolgada em ler apenas o começo, acho que depois da morte de Matt, a história ficou meio vazia, perdida..
    beijocas
    Jeeh Sena

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha do livro , fiquei com vontade de ler , eu gosto quando a história é narrada em primeira pessoa , acho que a leitura fica mais clara .

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei a capa do livro, adorei o enredo também, a história me chamou muita a atenção, não pensei que fosse gostar, e aqui estou eu, virando fã sem antes ter lido. Apesar de você ter dito que esperava mais da história, eu acho que eu gostaria bastante.

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi... realmente a capa é magnífica...
    O enredo me chamou a atenção e fiquei meio decepcionada no final, poxa como assim o autor troca a perda como algo superficial? Sendo que pelo que percebi o foco do livro é justamente esse? A perda e a superação?

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu me pergunto qual seria o motivo de meu irmão não querer que eu namore uma pessoa que é nossa amiga. Se fosse um pessoa depressível?

    Não me convence a premissa. Eu entendo que o livro queria falar de lealdade entre amigos e superação de perdas, mas é que o livro faz um problema onde não há problemas.

    E fora isso, pela sua resenha, a autora ainda não soube desenvolver a história que ela tinha em mente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia ainda esse livro, a capa é realmente lindinha, mas acho que não leria pela história em si, uma pena que você não gostou do livro, mas infelizmente as vezes isso acontece né.
    lepetitblondie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. ola tudo bem?
    o livro não me chamou a atenção, não é meu tipo de leitura, mas realmente tem coisas que ninguem pensa quando a outra pessoa que amamos morre, mas confesso que não iria ler o livro para saber, mas olha este tipo de leitura sei de uma pessoa que adora e vou indica-lo para ela, com certeza, vai ser um presente otimo.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Até gostei da premissa do livro, mas é o tipo de estória que acho que deve ser tratada de forma mais profunda, não sei se leria ele no momento.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  19. Oláá
    Poxa, que pena que não foi tão bom assim pra você, mas eu tenho o livro e sinceramente espero curtir bastante a leitura, já ouvi falar muito bem e também mal, mas vamos ver.
    Sua resenha está ótima ;)

    Catharina
    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Que pena que a história não conseguiu te convencer e emocionar como você imaginava. Eu ganhei esse livro no ano passado porque queria muito ler, mas não tive tempo de ler ainda. Sua resenha me abriu os olhos para não ir com tantas expectativas, mas ainda tenho vontade de ler esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu tinha bastante interesse em ler esse livro quando o mesmo foi lançado, mas acabei desanimando, sabe? A premissa do livro é até que interessante, mas não conseguiu me fazer realmente querer ler o livro ainda e vendo seus pontos negativos decidi que não lerei ele tão já mesmo.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. A capa é bonita e toda história que envolve um segredo já me deixa interessada, pois sou muito curiosa, rs... Mas desanimei depois da sua resenha. Se o livro não consegue nos deixar envolvidos é porque não valeu à pena. Uma pena! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Realmente, pela premissa do livro, também imaginei algo mais profundo e emocionante. Pena que foi superficial, e ninguém merece personagens chatos! kkkkk
    Acho que leria, mas já sabendo que não deveria esperar muito
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Conviver diariamente com a ausência de um amigo é terrível, o livro parece ótimo pena que não consegui te envolver e super suas expectativas
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  25. Ola Gabi lindona que história triste hein, morrer assim de repente, sem as pessoas saberem do romance dos dois e ela não poder sentir sua dor como deveria. me deixou bem curiosa. Já anotei a dica para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  26. Pareceu ser bem interessante, mas a morte me desanimou um pouco, mas acho que a curiosidade vai falar mais alto e vou acabar adquirindo assim que possivel, tô precisando de livros novos e esse me chamou a atenção hehe beeijos

    ResponderExcluir
  27. Hey, tudo bem?
    Só pela premissa já não achei o livro tão interessante. O motivo para o drama (esconder o relacionamento da irmã e melhor amiga) já não me convenceu e saber que a autora ainda passa isso de forma superficial só me desanimou ainda mais.
    Beijos
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  28. Oie, Gabrielle!
    Parabéns pela resenha!
    Olha, não acho que a autora tenha sido feliz desde a proposta do livro em si. Mas mesmo não gostando do gênero e torcendo o nariz pra sinopse, eu resolvi ler na fé de que ela tornaria o livro mais interessante, sabe? Afinal, um bom escritor consegue tornar até a história da Chapeuzinho Vermelho a coisa mais interessante. Infelizmente ela não faz parte desse grupo, aparentemente ):
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Esse é o mal dos autores, tem um bom tema para escrever, mas fica tão ralo a escrita e o contexto que desanima de ler, eu sou meio controvérsias a esse tipo de livro, nunca consigo um bom pra ler, e pelo visto, apesar de ter um tema bastante importante e novo, a autora não soube abordar isso, então eu não leria.
    http://k-secretmagic.blogspot.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir