Livro da semana : O Futuro de Nós Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler

segunda-feira, março 09, 2015



A história se passa no ano de 1996, quando a internet está começando a se difundir, poucos jovens já tinham tido a oportunidade de ter acesso à rede. Emma e Josh são amigos desde pequenos, são vizinhos há muito tempo, porém algo desconfortável aconteceu entre os dois e acabou abalando a amizade.

Eles acabam se reaproximando, quando Emma ganha um computador do pai, e Josh a entrega um CD da Aol com pulsos de internet grátis. De forma inexplicável, quando a garota cria seu login e senha, a tela do Facebook aparece e ela pode  ver seu futuro dali a 15 anos.

No começo, Emma não entende bem o que significa todas aquelas informações na tela, mas depois começa a compreender que aquela mulher na foto do perfil se trata de uma versão mais velha de si mesma. Assustada e ao mesmo tempo entusiasmada com a novidade, ela procura Josh e o mostra a misteriosa página da internet. Ele fica surpreso quando descobre que tem um perfil no site e também pode visualizar o que irá acontecer com ele nos próximos 15 anos.

A partir daí, Emma descobre que suas ações no presente podem mudar os status, fotos e informações dela no Facebook, ou seja alterar o futuro. Porém essas mudanças podem se tornar  frustrantes...

'O Futuro de Nós Dois' é um livro interessante com um enredo inovador e original, que soube envolver a temática de reverberações no tempo sem cair na mesmice, pois aposta em uma rede social muito próxima dos leitores, o Facebook.  Sem dúvidas, se trata de uma daquelas obras que se perde uma noite de sono lendo, por não aguentar esperar para saber o que vai acontecer. Uma narrativa simples e descomplicada, por vezes dinâmica, pois a narração é intercalada a cada capítulo entre Josh e Emma. Porém não contém um desfecho chocante ou surpreendente, os autores optaram por algo mais real e plausível.  

Recomendo a quem gosta de romances leves e divertidos, que envolvam brincadeiras com o futuro!

You Might Also Like

28 comentários

  1. Gabrielle, antes de tudo, é um prazer conhecer o seu blog! Você me parece ter acertado em tudo em relação ao layout, e seu texto é muito bom: bem revisado e sucinto. Agora, sobre o livro, a primeira coisa que pensei quando vi a capa foi "nossa, como a menina se parece com aquela garota de Glee"... Hahahah!
    Acho que esse é o primeiro livro voltado para o público jovem pelo qual eu me interesso em muito tempo. Digo, me interesso de verdade, sabe? Duas coisas me chamaram a atenção: 1. O período da história (em 96 eu tinha 6 anos, e me lembro de algumas coisas... Fiquei até com saudade do barulhinho da internet discada, mas eu já tinha uns 12 anos aí). 2. A forma inovadora que os autores usaram para abordar um tema já batido. Esse formato "descobrindo o futuro" já é bem conhecido nosso, passa toda hora na sessão da tarde, mas eles o vestiram com uma nova roupagem, inseriram um contexto interessante, e agora aqui estou eu, querendo muito lê-lo.
    Talvez eu o dê de presente para a namorada do meu primo e depois pegue emprestado... Ou leia antes de dá-lo de presente. Enfim, obrigada pela sua resenha, acabou sendo uma ótima indicação!

    Te espero lá no meu blog: www.literasutra.com
    Um abraço,
    Monalisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Monalisa sua linda! Adoro seu blog e vc escreve bem pra caramba! *----*
      Fico meeega lisonjeada com seus elogios! <3 Beijão

      Excluir
  2. Hummm Efeito borboleta! Já gostei! Nunca li o livro, mas já ouvi falar dele e fiquei interessada. Também é interessante a passagem de tempo, de 96 para cá, muita coisa mudou. costumes e computadores. Uso também. Deve ser um contraste bem interessante.
    Já estou seguindo teu blog. Muito lindo! Parabéns pela resenha!
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que historia diferente! Acho que me assustaria em me ver em um perfil no facebook mais velha, mas acho que iria gostar do que veria, gosto mais de mim hoje do que antigamente rsrs adorei o livro, vou ler assim que eu puder! Aproveitei para seguir seu blog ^^
    Beijos <3
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigada Carol, tb ficaria assustada se a situação do livro ocorresse cmigo! ;*

      Excluir
  4. Gaby (posso chamar assim?)
    Adorei o enredo desse livro, sua resenha me deixou mega curiosa.
    Cá entre nós, eu detestaria passar uma situação assim... é tão assustador kk.

    Bjs
    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito curioso né? Claro que pode me chamar de Gaby!
      Beijoo

      Excluir
  5. Faz tempo que vejo ótimas resenhas sobre esse livro!
    Amei sua resenha, não sei porque nunca comprei ele, parece ser bem gostosa a história neh?
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi,
    Ainda não conhecia o livro,
    mas curti a premissa. Parece ser um livro
    bem nostálgico e ao mesmo tempo essa
    "Fenda no tempo" faz parecer que a história
    seja bem interessante, aguçou minha curiosidade.
    Beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha conhecido através do meu blog! Beijo ;;*

      Excluir
  7. Olá, Gabi.

    Você falou na resenha tudo que senti quando li este livro, ele é leve e divertido e sem aquele final surpreendente, mas que mesmo assim não nos deixa decepcionado. Já li dos autores os 13 porquês e amei. Espero depois ler mais livros dele.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulaa! Ai que legal que tbm leu o livro e compartilha da minha opinião. *---* Só li esse desses autores, tenho vontade de ler os 13 porquês tb ;p
      bjj

      Excluir
  8. amo qndo vc posta sobre livros ♥ sao temas e curiosidade novas q desperta em mim

    ResponderExcluir
  9. Apesar da resenha positiva, não é um livro que eu tenha tanto interesse, pelo menos não no momento.
    Bjs, Rose - Fábrica dos Convites>

    ResponderExcluir
  10. Oláá
    Tenho curiosidade pelo livro desde que foi lançado, parece ser óóótimo, e muito o gênero que eu gosto, espero ler em breve caso eu tenha oportunidade e gostar tanto quanto todos, ótima opinião sobre o livro e ótima escolha sobre o livro da semana hahaha.
    Adorei

    Beijos
    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não tinha parado pra prestar atenção no enredo e me encantou. Eu pensava que era um livro romantiquinho, bobo, mas parece bem mais divertido do que pensei. Vou procurar para ler!

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa que daora. Nunca tinha parado pra pensar em um história assim. Ver o futuro através do facebook kkkkkk' Nada melhor do que isso. Eu quero ver :/ kkkkkkk

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    tenho muita vontade de ler esse livro. Deve ser incrível (e perigoso) ter acesso ao seu futuro assim. E nossa, em 96 eu nem sonhava em ter um pc! Sonhava, mas era tão caro, que ignorava o sonho, rs, então imagina conhecer o face naquela época, kkkkk
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabrielle.
    Eu já ouvi muito falar sobre esse livro, mas até agora não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Fiquei curiosa só de saber que a história se passa em 1996, é o ano em que nasci *o* kkk Enfim, achei a premissa do livro muito bacana e com certeza leria, pois adoro romances leves e divertidos.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii eu conhecia o livro de nome, mas nao sabia do que se tratava... amei a historia e a sua resenha... pode ter certeza que vou procurar sobre ele daqui a pouco e quem sabe ler?

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Gab.
    Que livro interessante ><
    Achei essa ideia bem inovadora, e trata-se de uma rede social que uso muito : o facebook.
    Com certeza vou querer ler esse livro. Amei a história, amei a resenha, e espero gostar bastante dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu comecei a ler este livro há um bom tempo, mas li só as primeiras páginas e não me empolguei muito.
    Mas admito que depois da tua resenha me deu vontade de concluir a leitura :D

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oie, Gabrielle!
    A gente não pode dizer que o enredo do livro não é atual, né? Eu gostei demais! Quer dizer, do enredo. Como não gosto muito desse gênero, acho que não leria. Talvez num futuro não muito distante.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  19. O enredo do livro é o que mais me chama a atenção. Pensar que em 1996 mal tinha internet no Brasil é totalmente bizarro. Evoluimos muito na tecnologia em menos de 20 anos!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá =)

    Gostei muito da escrita do Jay Asher! Estou louca para ler esse livro! Gosto do enredo, porque em 1996 a internet era uma super novidade. A evolução foi muito grande em menos de vinte anos!!! Adorei a resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir