Você precisa ler : Mentirosos - E. Lockhart

domingo, novembro 30, 2014

We were liars book
foto autoral
Conheci Mentirosos (We were Liars) através da resenha maravilhosa da Pâm do Garota It. Fiquei super curiosa e na primeira oportunidade tratei logo de comprar. Sou o tipo de leitora sensível que se deixa envolver completamente pela obra, isso potencializou ainda mais o efeito devastador que o livro se propõe a causar.

O final é surpreendente, tanto que tive que parar, respirar e reler várias vezes, pois não acreditava na reviravolta que Lockhart tinha escrito.

O desfecho é tão chocante e a experiência de se ler Mentirosos é tão única, que a editora seguinte fez um fórum para os leitores discutirem sobre a resolução do romance. Terminei a leitura extremamente angustiada e com o coração apertado.

A obra é narrada por Cadence, a neta primogênita do rico e poderoso Harris Sinclair. Seu avô é proprietário da ilha particular Beechwood, e nela construiu três casas para cada uma de suas três filhas passarem as férias com os filhos.

We were liars book
foto autoral


Todo verão, o grupo Mentirosos se reúne, formado por Cadence e seus primos Johnny e Mirren, e o amigo Gat. O grupo possui esse apelido por sempre aprontar alguma travessura.

"A família se refere a nós quatro coo os Mentirosos, e é provável que mereçamos. Temos quase a mesma idade, e todos fazemos aniversário no outono. Quase todos os anos causamos problemas na ilha."

Os Sinclair são perfeitos : bonitos, altos, loiros, ricos e bem sucedidos, nada os abala. Gat não é um membro da família e possui ascendência indiana, adora ler e está sempre questionando as injustiças sociais. Cadence se encanta por sua aparência diferente e personalidade forte.

"Um dia, olhei para Gat, deitado na rede de Clairmont com um livro, e ele parecia... Bem, parecia ser meu. Como se fosse minhas pessoa particular."

No verão dos quinze, tudo muda quando Cadence sofre um acidente misterioso que deixa sequelas. Ela passa a sentir fortes dores de cabeça e não consegue recordar o que realmente aconteceu naquele verão sombrio. 

Não importa o quanto pergunte aos seus familiares, eles não respondem e dizem que a garota precisa lembrar sozinha e aos poucos...No verão dos dezessete, Cadence retorna à ilha em busca de respostas e lembranças.

A escrita de Lockhart me pareceu bem estranha à primeira vista, mas ao longo do capítulos fui me apaixonando pelo seu jogo de repetições e metáforas. Devorei o livro rapidamente, devido à curiosidade que o mesmo desperta, por conta disso acabei não atentando para os detalhes e indícios que sustentam o final chocante. 

Lockhart te pega de surpresa e faz uma dura crítica às famílias ricas que vivem de aparência, que sempre se preocupam em manter a pose e não descer do salto independente do que aconteça. 

Mentirosos foi uma das melhores leituras que eu já fiz na vida, recomendo fortemente. Me tirou o fôlego, o sono e permeou meus pensamentos por um bom tempo. Ele foi uma das minhas maiores ressacas literárias

You Might Also Like

7 comentários

  1. Ai meu Deus... mais um pra ler!

    Beijo!
    www.belezurasetravessuras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran! Não é exagero meu, ele é muito impactante haha! C pode dar uma olhada nas outras resenhas que vão estar falando a mesma coisa. ;*

    ResponderExcluir
  3. Caramba!! Depois dessa resenha eu quero esse livro agora!! kkkk Gosto desse tipo de leitura, que realmente nos faz mergulhar na trama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol! C é minha parente sabia? hahaha Tbm tenho Duarte no nome migs ;p
      Cara eu te recomendo muuito mesmo! Ele é maravilhoso *-* Super vale a pena!
      Bjo ;*

      Excluir
  4. Adoreei, já entrou pra lista de desejos <33

    ResponderExcluir