Você precisa ler : Mentirosos - E. Lockhart

domingo, novembro 30, 2014

We were liars book
foto autoral
Conheci Mentirosos (We were Liars) através da resenha maravilhosa da Pâm do Garota It. Fiquei super curiosa e na primeira oportunidade tratei logo de comprar. Sou o tipo de leitora sensível que se deixa envolver completamente pela obra, isso potencializou ainda mais o efeito devastador que o livro se propõe a causar.

O final é surpreendente, tanto que tive que parar, respirar e reler várias vezes, pois não acreditava na reviravolta que Lockhart tinha escrito.

O desfecho é tão chocante e a experiência de se ler Mentirosos é tão única, que a editora seguinte fez um fórum para os leitores discutirem sobre a resolução do romance. Terminei a leitura extremamente angustiada e com o coração apertado.

A obra é narrada por Cadence, a neta primogênita do rico e poderoso Harris Sinclair. Seu avô é proprietário da ilha particular Beechwood, e nela construiu três casas para cada uma de suas três filhas passarem as férias com os filhos.

We were liars book
foto autoral


Todo verão, o grupo Mentirosos se reúne, formado por Cadence e seus primos Johnny e Mirren, e o amigo Gat. O grupo possui esse apelido por sempre aprontar alguma travessura.

"A família se refere a nós quatro coo os Mentirosos, e é provável que mereçamos. Temos quase a mesma idade, e todos fazemos aniversário no outono. Quase todos os anos causamos problemas na ilha."

Os Sinclair são perfeitos : bonitos, altos, loiros, ricos e bem sucedidos, nada os abala. Gat não é um membro da família e possui ascendência indiana, adora ler e está sempre questionando as injustiças sociais. Cadence se encanta por sua aparência diferente e personalidade forte.

"Um dia, olhei para Gat, deitado na rede de Clairmont com um livro, e ele parecia... Bem, parecia ser meu. Como se fosse minhas pessoa particular."

No verão dos quinze, tudo muda quando Cadence sofre um acidente misterioso que deixa sequelas. Ela passa a sentir fortes dores de cabeça e não consegue recordar o que realmente aconteceu naquele verão sombrio. 

Não importa o quanto pergunte aos seus familiares, eles não respondem e dizem que a garota precisa lembrar sozinha e aos poucos...No verão dos dezessete, Cadence retorna à ilha em busca de respostas e lembranças.

A escrita de Lockhart me pareceu bem estranha à primeira vista, mas ao longo do capítulos fui me apaixonando pelo seu jogo de repetições e metáforas. Devorei o livro rapidamente, devido à curiosidade que o mesmo desperta, por conta disso acabei não atentando para os detalhes e indícios que sustentam o final chocante. 

Lockhart te pega de surpresa e faz uma dura crítica às famílias ricas que vivem de aparência, que sempre se preocupam em manter a pose e não descer do salto independente do que aconteça. 

Mentirosos foi uma das melhores leituras que eu já fiz na vida, recomendo fortemente. Me tirou o fôlego, o sono e permeou meus pensamentos por um bom tempo. Ele foi uma das minhas maiores ressacas literárias

You Might Also Like

8 comentários

  1. "Efeito devastador": duas palavras que já atiçaram meu gosto pela leitura haha já quero!

    https://correioeletronico.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran! Não é exagero meu, ele é muito impactante haha! C pode dar uma olhada nas outras resenhas que vão estar falando a mesma coisa. ;*

      Excluir
  2. Ai meu Deus... mais um pra ler!

    Beijo!
    www.belezurasetravessuras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba!! Depois dessa resenha eu quero esse livro agora!! kkkk Gosto desse tipo de leitura, que realmente nos faz mergulhar na trama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol! C é minha parente sabia? hahaha Tbm tenho Duarte no nome migs ;p
      Cara eu te recomendo muuito mesmo! Ele é maravilhoso *-* Super vale a pena!
      Bjo ;*

      Excluir
  4. Adoreei, já entrou pra lista de desejos <33

    ResponderExcluir