[RESENHA] Silo ( Wool) - Hugh Howey

sábado, julho 05, 2014


Silo (Wool) é uma distopia, porém não segue a mesma linha dos sucessos Divergente, Jogos Vorazes ou Feios, pois se trata de uma narrativa adulta mais complexa e menos fluida. Inicialmente a obra era apenas um conto lançado em e-book pela Amazon, mas devido à grande repercussão que obteve, Hugh Howey, que trabalhava em uma livraria, publicou a versão completa que logo tornou-se um best-seller do New York Times.

A história se passa em um mundo onde as pessoas precisam ficar confinadas em um silo, pois o exterior está contaminado por gases tóxicos e letais. O refúgio subterrâneo possui 144 andares ,onde os níveis superiores são habitados pela classe mais abastada e os inferiores pela mais humilde, além das habitações temos a área médica com o berçário e as enfermarias , a área de cultivo com as fazendas hidropônicas,  a área de TI, a área de suprimentos e no último nível  a área da mecânica.

O silo é comandando pela prefeita Jahns e os responsáveis pela “limpeza”  e segurança são o delegado Marnes e o xerife Houlston. O mundo externo pode ser visto através das câmeras que enviam suas imagens para os telões do refeitório, que é localizado no primeiro nível. A “limpeza” ocorre quando alguém manifesta o desejo de sair do confinamento ou questiona as regras impostas pelo sistema, essa pessoa é  expulsa  e deve limpar as lentes das câmeras do silo, para isso ela se utiliza de um traje especial feito pela TI para sobreviver o tempo suficiente para a limpeza ser realizada. Eis um mistério, todos os condenados realizam a limpeza mesmo sabendo que irão morrer.

A trama começa com o dia da “limpeza” de Houlston, o antigo xerife, que foi condenado por manifestar o desejo de sair e ir atrás de sua mulher que há três anos também tinha sido condenada. A história vai e volta no tempo, mostrando a angústia de Houlston e como ele investigou o porque do desejo de sua mulher de sair do silo.

Passada a “limpeza”, a prefeita Jahns ruma às profundezas do silo em direção à mecânica  a fim de falar com sua candidata ao posto de xerife, Juliette, uma mulher forte e inteligente que trabalha como mecânica. Porém , Juliette apresenta certa resistência para aceitar o cargo, ela prefere as profundezas da mecânica, mas Jahns consegue convencê-la a aceitar o emprego.

Como xerife, Juliette passa a descobrir e investigar coisas que não deveria, acaba por se envolver no emaranhado de mistério que rodeia o silo. Juliette se apresenta como protagonista da história e uma peça chave para a explosão de uma futura rebelião...


A história é contada em terceira pessoa, o que a deixa mais interessante, pois podemos acompanhar como a narrativa se desenvolve e se entrelaça  aos personagens. Eu me irritava ,as vezes, quando o capítulo estava falando de determinado personagem e chegando ao clímax ele terminava me deixando super curiosa, começando outro falando de outra situação. O tema é bem interessante, fala sobre manipulação de fatos, mentiras e abuso de poder, assuntos que podem e devem ser trazidos para compararmos com a realidade. Concordo com a citação do Wired, que está destacada na própria capa do livro, “Bem escrito, Silo será considerado um clássico por muitos anos.” Fiquei muito feliz em ler um clássico contemporâneo, com reflexões  importantes acerca de como o mundo e as pessoas são controladas, e de como inventam “verdades” para atingirem isso. 

Alguns quotes : 

“Holston sentia as vibrações no corrimão, tão gasto que tudo o que restara era o metal reluzente. Isso sempre o deixava impressionado: como séculos de mãos nuas e de pés se arrastando desgastavam o aço sólido. Uma molécula de cada vez, imaginava. Cada vida desgastava uma camada, e o silo desgastava a vida.”

“A única coisa mais louca teria sido não tentar de tudo, deixar algumas das crendices ou lendas de lado.”

“Querido,  a informação está ali. Se eu não coletá-la agora, outra pessoa vai fazer em algum momento. Não se pode botar o gênio de volta na garrafa.”

“Era pior que ser cega, saber que seus olhos estavam funcionando, mas que, de algum modo não enxergavam nada.”

“Não temos controle sobre onde estamos agora, só daquilo que vamos fazer daqui para frente.”

“E Lukas lhes diria para serem bons uns com os outros, que havia restado poucos deles , e que todos os livros e todas as estrelas do universo não teriam sentido se não houvesse ninguém para lê-los, ninguém para espiar através das nuvens para observá-las.”

“Havia boatos suficientes lá fora para esconder qualquer verdade.”

You Might Also Like

10 comentários

  1. Ai como eu adoro livros!! nunca li esse, parece ser bem interessante! :)
    www.laranjasiena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha menina. rs
    Amo ler, tipo vicio sabe! So que esse livro ainda nao conhecia :)

    adorei

    http://escritasdeinvernoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também acho que a história ė em terceira pessoa... mais sempre me pergunto como a pessoa sabe de tudo kkk
    Muito boa sua resenha..,
    Beijos amore

    ResponderExcluir
  4. Interessante! vou procurá-lo pra comprar!! Bjus

    ResponderExcluir
  5. ooi , nossa parece ser realmente incrivel amei demais !!
    as frases estão peeerfeitas , você é linda beijoos
    http://lollimundodeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, quero ler esse também! Bjs

    www.meuelixir.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. achei um pouco parecido com o filme A ilha goste, parece ser bem interessante.

    https://www.youtube.com/chiiquenorosa

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!
    e ruim quando deixa nos curiosa ne? igual você falou que quando chega no final corta e começa outra haha também isso me mata! a historia e bem legal, tem filme dessa historia?
    beijos

    www.perversastyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Ainda não tem filme, mas futuramente quem sabe ;D
      Obrigada pela visitinha ;* bj e sucesso

      Excluir