[RESENHA] Todo dia - David Levithan

terça-feira, julho 22, 2014

A não tem um corpo para chamar de seu, simplesmente habita o corpo de alguém por um dia. Apesar de não se definir como homem ou mulher, o autor o caracteriza como 'ele'. Ele já experimentou ser várias pessoas diferentes, porém sempre teve o cuidado de não se envolver ou mudar algo na vida do hospedeiro que está habitando no momento. 

"Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim."

A possui 17 anos  e só se hospeda em corpos da sua mesma idade. Ele já habitou diversos corpos diferentes com vidas e realidades bem distintas, teve a oportunidade de enxergar a vida dos mais diversos ângulos. A já esteve na pele de uma depressiva, um gay,um viciado, uma lésbica, de um nerd, de uma modelo entre outras diversos corpos. 

Ele já tinha aceitado sua condição, e estava tentando viver daquela forma sem se envolver na vida e nos pensamentos do corpo que estava habitando. Porém, no dia 5.994, pontapé inicial da narrativa, acorda no corpo de Justin e apaixona-se por sua namorada Rhiannon. Ele age com carinho e atenção para com Rhiannon, totalmente contrário à forma que Justin trata a garota.

No dia seguinte, quando acorda em outro corpo, A não consegue tirar Rhiannon da cabeça, se envolveu com ela de uma forma que não deveria. A história se desenrola a partir deste conflito:  Como manter um relacionamento com Rhiannon? Será que ela vai entender a situação de A? 

O livro fala sobre essência, enxergar além do que é visível e ver com o coração. David Levithan passa uma lição de moral que vai além do piegas superficial '' a beleza interior é o que importa", ele nos imerge na realidade de A e nos faz compreender de forma profunda sobre o ser que habita dentro de nós. Depois dessa leitura você passa a entender a realidade das outras pessoas, que realmente julgar o outro baseado em aparência é a coisa mais estúpida que se pode fazer.

Um ponto negativo que eu identifiquei no livro :  o desfecho. O autor enche a nossa cabeça de indagações e em algum ponto da trama nos dá , de certa forma, esperança de obtermos respostas, mas a obra acaba e deixa mais perguntas no ar. Ele poderia ter feito um final mais bem construído e consistente, mas se o objetivo dele foi somente passar uma 'lição de moral' , então o final foi aceitável. Mas ainda tenho esperanças que o livro tenha uma continuação.

Quotes preferidos :

"Sou um andarilho e, por mais solitário que isso possa ser, também é uma tremenda libertação. Nunca vou me definir sob os mesmos critérios das outras pessoas. Nunca vou sentir a pressão dos amigos ou o fardo das expectativas dos pais. Posso considerar todo mundo parte de um todo, e me concentrar no todo, não nas partes. Aprendi a observar, muito melhor do que a maioria das pessoas faz. O passado não me ofusca, nem o futuro me motiva. Concentro-me no presente, porque é nele que estou destinado a viver."

"Simples assim.Simples e complicado, como a maior parte das coisas verdadeiras."

"Posso ficar parado bem ali e observá-la. Posso ver que a tristeza voltou. E não é uma tristeza bonita; a tristeza bonita é um mito. A tristeza transforma as feições em argila, não em porcelana."

 "Quero que ela seja capaz de enxergar além deste corpo, de me ver dentro dele, de saber que é a mesma pessoa com quem ela passou uma tarde na praia."

 "A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo como quer ser visto."

"Chega uma hora em que o corpo domina a vida. Chega uma hora em que as necessidades do corpo, as carências do corpo ditam a vida. Você não tem ideia de que está oferecendo a chave ao corpo, mas entrega a ele assim mesmo. Então, ele assume o controle. Você mexe com os circuitos, e os circuitos passam a comandar."

 "As crenças são sempre praticamente as mesmas; apenas as histórias diferem."

"A autopreservação de nada adianta se você não consegue conviver com o eu que está preservando."

"Sempre haverá mais perguntas. Toda resposta leva a mais perguntas.O único meio de sobreviver é abrindo mão de algumas."


"Ficamos lá, em nossa corda bamba. Sem olhar para baixo, mas também sem se mexer."

You Might Also Like

1 comentários

  1. bem interesanto o conteudo desse contexto ,acredito que mesmo que nao somos nossos,podemos fazer reverencia em pro a sermos melhores,amigos da vida e amante da natureza espiritual.gostei (Y)

    ResponderExcluir