[RESENHA] Reiniciados ( Slated ) - Teri Terry

quarta-feira, junho 25, 2014



Fonte das informações da ficha técnica : Editora Farol Literário
  
Reiniciados é uma distopia que se passa em 2050, Londres, onde a sociedade é constantemente controlada e vigiada pelos Lordeiros. A coalizão governamental se utiliza do processo de reiniciação para apagar as mentes de jovens criminosos. Assim, eles teriam uma chance para começar uma nova história.Os reiniciados reaprendem a andar e falar. Eles estão sob a vigilância de um nivo. Trata-se de um aparelho implantado no pulso, que mede as emoções na escala de 1 a 10. Quanto mais alta for a pontuação do nivo, melhor, pois significa que o reiniciado está satisfeito e feliz. Porém, uma baixa pontuação significa sentimentos ruins e perigosos...
  
A trama é narrada em primeira pessoa por Kyla Davis, uma garota que teve suas lembranças e memórias apagadas, uma 'reiniciada'. Mergulhamos na mente da protagonista Kyla, que se encontra cheia de dúvidas e questionamentos sobre seu passado, mas ao mesmo tempo busca desesperadamente se encaixar em sua nova vida. Depois de passar 10 meses no hospital New London, sob os cuidados da Dr Lysander, Kyla finalmente conhece seus novos pais e deixa o hospital. Em sua nova vida, Kyla precisa se ajustar à sociedade, pois está sendo frequentemente monitorada pelos que a cercam. É preciso ser uma boa menina, medir palavras e saber esconder o que está pensando. Kyla tenta se encaixar na sua nova realidade, porém não será tão fácil assim, pois os ecos do passado insistem em assombrar seus pensamentos e sonhos.

  A história é desenvolvida lentamente, pois estamos vendo através de Kyla, uma reiniciada, que está se adaptando à sua nova realidade. A narrativa é cercada de mistérios e segredos, o que atiçou bastante a minha curiosidade. Aos poucos esse
 mundo distópico de Teri Terry vai tomando forma, mas isso só deixa mais espaço para mais questionamentos e dúvidas. A autora explorou muito bem os medos e a mente confusa da personagem. Ao poucos, Kyla vai adquirindo mais personalidade e autoconhecimento com o desenrolar da história. Gostei da personagem por conta da sua confusão mental, que parece real e natural. Ela vai formando e construindo sua opinião sobre o que a cerca de acordo com suas descobertas. O fato de ter um romance me agradou, porém não me passou emoção, não senti muito envolvimento entre Ben e Kyla.

 Esse primeiro livro me pareceu bem introdutório e deixa várias perguntas no ar. Estou louca para ler o segundo, pois o desfecho nos instiga a ir correndo na livraria mais próxima comprar o segundo volume: fragmentada.

You Might Also Like

1 comentários