[RESENHA] Um caso perdido (Hopeless) - Collen Hoover

sábado, junho 28, 2014

Fonte : Galera Record








'Um caso perdido (Hopeless)', é o novo young adult  de Collen Hoover, onde o amadurecimento da autora de 'Métrica (Slammed)' é claramente notado, pois assuntos mais sérios e desconfortáveis são abordados. A leitura é bem fácil, fluida e entorpecente. Trata-se de um daqueles livros que não se larga enquanto a leitura não acaba, entretanto, a meu ver, a adaptação do título da obra não se encaixou muito bem com a narrativa, uma vez que poderia ter sido melhor trabalhado.

A história é contada por Sky, uma jovem de 18 anos que foi obrigada por sua mãe adotiva a ser educada em casa, mas que consegue convencê-la a deixar que cursasse o último ano em uma escola regular. Porém, antes mesmo das aulas começarem, Sky ganha uma péssima fama de vadia, que não condiz com a realidade. O fato é que Six , sua melhor amiga, permite que garotos entrem pela janela do seu quarto e Sky, por influência, acaba fazendo a mesma coisa. Entretanto, a personagem trata os garotos como mera distração, pois nenhum é capaz de despertar algo diferente e significativo nela. A personagem, então, passa a se perguntar se é normal isso acontecer, ou se algum motivo especial a torna fria e apática, chegando até a cogitar ser lésbica. Ainda, durante a história, Sky é atormentada por pesadelos que envolvem uma garotinha com medo e que fica chorando em seu quarto, criando uma trama cheia de lapsos de memória misturados com os sonhos ruins que permeiam a mente de Sky.

Certo dia, Sky se depara com Dean Holder, um rapaz de personalidade forte e também péssima reputação na cidade. Ele consegue despertar sensações inéditas em Sky de forma inexplicável e misteriosa. Dean Holder é o caricato bad boy que arranca suspiros das garotas do colégio, que tempos atrás sumira misteriosamente, fazendo-o perder um ano de estudos. Há boatos de que foi preso pelo seu comportamento agressivo, porém não se sabe ao certo.

Apesar de terem personalidades conflitantes, uma estranha ligação envolve o novo casal. A evolução do relacionamento é super cativante e divertida. Holder acaba se revelando o “namorado do ano”, contradizendo sua fama. Porém há algo a mais no encontro desses dois jovens. Além da atração instantânea, super comum nesse tipo de livro, existe um motivo especial (não posso contar, pois é a grande revelação do livro) para Sky e Holder se aproximarem e isso é o que traz o diferencial e eleva 'Um caso perdido' a outro patamar, quando comparado às outras obras do gênero YA. A partir daí, o suspense da estranha ligação entre os personagens começa a tomar mais forma e o passado insólito e mal resolvido de Holder e Sky vem à tona.

A história começa leve, mas ao longo da trama ela vai se adensando e tomando um rumo inesperado e devastador. A autora lança pistas e pequenos sinais que nos instiga a continuar a leitura ferozmente. Eu  devorei o livro em poucas horas para matar a curiosidade insuportável. A realidade sobre o passado de Sky vai surgindo aos poucos e de repente ela aparece cruel e chocante (você começa a desconfiar, mas não quer confirmar suas suspeitas). Não tinha noção de que esse livro fosse tratar de uma tema tão forte e triste. Hoover soube explorar um assunto tenso de forma cuidadosa e sutil, descreveu cenas traumáticas mantendo o devido respeito ao fato e ao mesmo tempo soube passar a dose certa de drama.

You Might Also Like

1 comentários